Minha pessoa

A minha foto
Infulene, Maputo, Mozambique
Sou amigo de quem gosta de ser amigo, e o meu perfil de pessoa e como missão, é ajudar as pessoas e fezê-las perceber a importância da nossa relação humana nesta terra. Sou aberto para todos, aberto para aprender e ensinar e sempre pronto para um diálogo.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Quem e Jesus?

Tema: "Quem é Jesus Cristo?"


Introdução

Quem é Jesus Cristo? Diferentemente da pergunta “Deus existe?”, bem poucas pessoas perguntam se Jesus Cristo existiu ou não. Geralmente se aceita que Jesus foi de facto um homem que andou na terra, em Israel, há quase 2000 anos. O debate começa quando se analisa o assunto da completa identidade de Jesus. Quase todas as grandes religiões ensinam que Jesus foi um profeta, um bom mestre ou um homem piedoso. O problema é que a Bíblia nos diz que Jesus foi infinitamente mais do que um profeta, bom mestre ou homem piedoso.


João 1:1 diz que “o Verbo era Deus”. João 1:14 diz que “o Verbo se fez carne”. Isto mostra claramente que
Jesus é Deus em carne. Tomé, o discípulo, declarou a Jesus: “Senhor meu, e Deus meu! (João 20:28).Jesus não o corrige. O Apóstolo Paulo O descreve como: “...grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo” (Tito 2:13). O Apóstolo Pedro diz o mesmo: “...nosso Deus e Salvador Jesus Cristo” (II Pedro 1:1). Deus o Pai também é testemunha da completa identidade de Jesus: “Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Centro de equidade é o centro do teu reino” (Hebreus 1:8). No Velho Testamento, as profecias a respeito de Cristo anunciam sua divindade: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9:6).


Jesus se torna assim, para, homem de todos os tempos, CAMINHO, VERDADE e VIDA. Jesus é a plenitude da revelação, a mensagem que deve ser anunciada a todos os homens. Ele se faz companheiro de todos em todos os momentos e lugares.

A identificação humana

Todos nós nos identificamos com determinadas pessoas, podendo ser elas cantores, artistas…ou nos declaramos torcedores duma equipe de futebol, basquete, ténis.

Com certeza conhecemos a história e os acontecimentos mais importante que se referem à nossa personagem ao nosso clube. Sobre eles, sabemos “tudo” e vibramos com os seus sucessos, procuramos maiores informações na TV, nos Jornais, Revistas assim como na Internet.

Quem é o Cristão e o que significa ser cristão?

Cristão, vem de Cristo: todos nós nos dizemos cristãos. Suponhamos, então, que isso signifique, de forma, sermos torcedores de Jesus, mais propriamente seguidor , “seguir de Jesus.

Mas o que sabemos a respeito de Jesus? Será que temos uma informação completa de Jesus, comparando a que temos dos nossos ídolos ou jogadores?

Actividades

1º. Grupo – O que dizia de Jesus a multidão, ao povo?

ü Jo 7,40-41

ü Jo 7,45-45

ü Lc 6,19

ü Lc 8,25


2º. Grupo – O que diziam de Jesus seus inimigos?

ü Jo 7, 19-20

ü Jo 8,59

ü Jo 10,39-42

ü Jo 11,53

3º. Grupo – O que dizia Jesus, de si mesmo?

ü Jo 14,6

ü Jo 15,1

ü Jo 10,11

ü Jo 13,13

ü Jo 8,12

“E vós, quem dizeis que eu sou?”

Eu já aceitei Jesus, preciso aceitar de novo?

Não. Aceitar Jesus é uma decisão que se toma uma vez só, é um compromisso que assumimos diante do Senhor e desde que seja verdadeiro não há necessidade de aceitar novamente. É evidente que todos os dias devemos estar renovando este nosso compromisso com Deus.

Depois de aceitar a Jesus, eu preciso continuar ir a igreja?

Sim. Muitas pessoas vão à igreja, aceitam Jesus e depois não voltam mais, isto está errado. Aceitar Jesus é apenas o início da nossa caminhada com o Senhor, temos que cultivar e renovar constantemente este nosso compromisso. Veja o que diz em Mateus 24.13

Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.

Perceba que a salvação é condicional à nossa fidelidade com a palavra de Deus.

O que vai mudar na minha vida depois que eu aceitar Jesus?

O primeiro e principal acontecimento será a salvação, todos aqueles que aceitam Jesus como Senhor e Salvador verdadeiramente em seus corações são salvos na hora, ou seja, a salvação é imediata.

Veja o que diz em Romanos 10.9

Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.

Mas isto não significa que você não tenha que mudar ainda a sua vida, pois inúmeras pessoas aceitam Jesus tendo suas vidas completamente tortas e isto será mudado com a operação do Espírito Santo na vida desta nova pessoa.

E se não for verdadeira a minha decisão de aceitar Jesus?

Muitas pessoas aceitam Jesus da boca para fora, isto é, não fazem isto com o coração. É importante observar aqui que mesmo que tenha sido de forma inexpressiva, Deus vai considerar a sua decisão, cabendo agora a você assumir ou não o compromisso diante de Deus.

Contudo a salvação só é operada naqueles que aceitarem Jesus de forma verdadeira e só será mantida naqueles que permanecerem nos caminhos do Senhor.

Depois de aceitar Jesus, posso perder a salvação?

Sim. Basta você abandonar o compromisso que fez com Jesus e afastar dos seus caminhos.

Preciso mudar de religião para aceitar Jesus e ser salvo?

Aceitar Jesus é algo que tem que acontecer no coração, é uma experiência entre você e o Senhor Jesus. Envolve arrependimento, conversão no coração e entrega pessoal.

Se a sua religião está comprometida com a palavra de Deus, prega que seus membros precisam obedecer a bíblia, prega o viver em santidade e tem Jesus como único e suficiente salvador, então não há necessidade de mudar de religião.

Para aceitar Jesus é necessário que eu esteja na igreja ou posso aceitar na minha própria casa?

Conheço relatos de pessoas que aceitaram Jesus em suas próprias casas depois de assistir um culto pela TV ou ainda ouvindo uma pregação pelo rádio. Naturalmente que a igreja é o local onde se prega a palavra de Deus e portanto o local mais adequado, mas desde que seja verdadeira, esta decisão poderá ser tomada em qualquer lugar.

O que é aceitar Jesus?

Já foste convidado para muitas coisas nesta vida, certo? Para alguns desses convites disseste sim e a outros não. Hoje faço-te um novo e especial convite para ti, aceitar a Jesus como seu Senhor e Salvador!

Mas o que é aceitar Jesus?

Aceitar a Jesus é a expressão usada pelos evangélicos para indicar duas coisas:

1º - Aceitá-lo como Salvador

Neste primeiro caso estarás concordando que é pecador, precisa de salvação, que o sacrifício de Jesus na cruz é suficiente para garantir a sua salvação e com isto não necessitará da intervenção ou intercessão de qualquer outro por mais privilegiado que possa parecer.

É um acto de humildade, arrependimento e fé.

2º - Aceitá-lo como Senhor

Neste segundo caso estarás renunciando as coisas deste mundo para servir exclusivamente ao Senhor Jesus. Diz respeito ao plano prático da fé.

Não é uma expressão da boca para fora; também não é apenas ir a uma igreja ou ser chamado de evangélico, envolve uma completa submissão ao nome de Jesus, sua palavra (bíblia sagrada) e a sua vontade.

Ao aceitá-lo como Senhor estamos nos colocando na posição de servo para obedecer a sua palavra e renunciar nossas antigas crenças, costumes, hábitos e comportamentos que nos afastavam do Senhor Jesus.

A bíblia usa o terno nascer de novo, para indicar que há necessidade de morrermos para o mundo e nascer em nova vida para Jesus.

O acto de aceitar Jesus como seu Senhor e Salvador lhe garantirá de imediato a salvação de sua alma e é o único caminho que temos para nos livrar da condenação do inferno e chegarmos ao céu.

Conclusão

O convite está feito, porém, a decisão é exclusivamente sua. Ninguém poderá forçá-lo a aceitar Jesus, até porque é algo que tem de que permanecer até a sua morte ou até a volta de Jesus.

TPC

1. Quem é Jesus hoje em dia para vós?

2. De que forma sentes que Jesus esta presente em sua vida?

3. Poderias dizer que tens uma experiencia positiva e rica de Jesus Cristo?

4. Tens um profundo desejo de conhecer a pessoa de Jesus Cristo?

5. O que esperas d’Ele?

Escritura: "Jesus e seus discípulos partiram para os povoados de Cesaréia de Filipe. Pelo caminho, ele perguntou a seus discípulos:"Quem dizem os homens que eu sou?" Eles responderam: “Alguns dizem que João Baptista, outros Elias, e outros, um dos profetas". Então Jesus perguntou-lhes: “E vocês, quem dizem que eu sou?" "Tu és o Cristo", disse Pedro" (Marcos 8:27-29).

“E vós CATEQUIZANDOS, quem dizeis que eu sou?” Assinale, nos parêntese, ao lado das palavras:


Cristo ( )

Revolucionário ( )

Messias ( )

Caminho ( )

Profeta ( )

Filho de Deus ( )

Pastor ( )

Irmão ( )

Irmão ( )

Mestre ( )

Deus ( )

Vida ( )

Emanuel (Deus connosco) ( )

Mediador ( )

Cordeiro de Deus ( )

Senhor ( )

Rei ( )

Líder ( )

Verdade ( )

Luz ( )

Amigo ( )

Chefe ( )

Enviado ( )

Servidor ( )

Palavra de Deus ( )

Salvador ( )

Homem novo ( )

Videira ( )


Escolha um...

AS ESCOLHAS DE UMA VIDA

Nós somos a soma das nossas decisões. Ao fazer uma escolha estamos a ۠pôr de lado outra, dai que não se pode ter tudo. Todas as escolhas que formos a fazer são validas, mas há um preço a pagar por elas.

Por isso e relevante o auto-conhecimento, e, é necessário muita leitura, aceitar a opinião dos outros e não se deve cultivar preconceitos, pois elas têm que reflectir o que agente é, dai que se deve reavaliar decisões, porque quanto menor agente errar melhor.

UM CAMINHO

Nós somos a soma das nossas decisões. Deste pequeno aprendemos que, ao fazer uma opção, estamos descartando outra. Não é tarefa fácil porque não se pode ter tudo. Até que chega o momento em que é preciso decidir entre passar o resto da vida sem compromisso formal com alguém. Todas as alternativas são validas, mas há um preço a pagar por ela.

Por isso é tão relevante auto-conhecimento, ĕ necessário ler muito, ouvir os outros, estagiar em varias tribos, não cultivar preconceitos. As nossas escolhas não devem ser intuitivas, elas devem reflectir o que agente é, ninguém é o mesmo para sempre, as mudanças venham para mudar, porque quanto menos agente errar, melhor.

Seguidores